quinta-feira, março 23, 2006

Boa Noite e Boa Sorte

Vi ontem à noite... muito bom para pensar um pouco sobre as discussões que estão havendo em torno da TV Digital no Brasil. A fala final do Ed Murrow (veja aqui o script do filme) levantando a questão do patrocínio de programas de maior conteúdo político ou social ao invés de puro entretenimento, me faz lembrar a discussão a respeito do uso da capacidade de multiprogramação da TV Digital.

Diversas entidades hoje cobram do governo um novo marco regulatório que permita que o ganho de espectro proporcionado pela digitalização seja usado para permitir que se tenham mais canais e, com isso, se abra espaço para divulgação de idéias e mensagens que hoje não têm espaço nas grandes redes. Em contraponto, as grandes redes dizem que mais canais implica em divisão do bolo publicitário, que se encontra estagnado há alguns anos, dificultando a missão de se ter uma tv gratuita.

Acho que as emissoras de TV estão mirando no alvo errado... Acho que antes deveria-se observar porque o bolo publicitário está estagnado? Entendo que isso aconteça porque a audiência da TV aberta está caindo. E está caindo em função da concorrência, não só com a TV a cabo mas, principalmente, com outros focos de atenção como, principalmente a Internet.

Basta olhar o comportamento dos jovens hoje, quantas horas são gastas junto ao computador... Quando se tinha que pagar impulsos pelo acesso, a coisa ainda estava sob controle mas, com a explosão da banda larga, o computador passou a ser usado a qualquer hora do dia...

Site do filme: http://wip.warnerbros.com/goodnightgoodluck/index1.html